Notícias > Basquetebol

2014-10-21

Ainda a tempo... a dupla crónica dos Sub16-A masculinos

Listar >

Os Sub16-A masculinos GDG/Pizzaria Brasão contam com duas vitórias (bem importantes) nos dois primeiros jogos já realizados, no Campeonato Distrital da ABA - Fase I.

O primeiro jogo colocou frente-a-frente, na estreia oficial, os Sub16-A do GDG Basquetebol e a Ovarense. A ansiedade do primeiro jogo da época, frente a um adversário directo e difícil, espelhou um jogo atípico, com alguns erros próprios, mas que no final resultou numa preciosa vitória (51-42).
Destaque para o significativo número de espectadores nas bancadas do Pavilhão Municipal da Gafanha da Nazaré, algo que a equipa do GDG Basquetebol sentiu ao longo do jogo, que tão bem ajudou à conquista do resultado final, neste típico início da época, conforme a análise do Treinador João Paula.
«Iniciámos o campeonato distrital no dia 27 de setembro, diante do nosso publico perante a difícil equipa da Ovarense. O jogo começou algo confuso, com algumas perdas de bola por parte das duas equipas. Algo esperado pois era o primeiro jogo da época. Chegámos ao intervalo a perder 24-26. Na 2º parte entrámos mais concentrados e agressivos conseguindo passar para a frente do marcador. Melhorámos no aspecto defensivo o que nos permitiu fazer alguns contra ataques. Até ao final do jogo conseguimos gerir a vantagem terminando o jogo com uma vitória 51-42. Em resumo, um jogo típico de início de época com uma boa moldura humana que durante todo o jogo nos apoiou.»

O segundo jogo do campeonato levou os Sub16-A do GDG/Pizzaria Brasão até a Esgueira para defrontar, de novo, um adversário difícil e que também estava motivado pela conquista da vitória no primeiro jogo da época (GRI Brandoense vs Esgueira).
Uma vitória neste encontro era mais um passo decisivo para o objectivo traçado e para a motivação necessária para a terceira jornada, numa deslocação ao adversário mais exigente do grupo (Sanjoanense). E não foi desperdiçada a oportunidade: 48-66, vitória dos Sub16-A do GDG Basquetebol.
Os Sub 16-A entraram bem no jogo, apesar das falhas na concretização, superaram-se em termos defensivos e com níveis de concentração muito elevados. Não fora o desleixo no quarto período e teria sido um jogo quase perfeito. Mas, tal como descreve o João Paula, que sirva de lição.
«Uma lição para a época. No dia 05 de outubro deslocámo-nos ao vizinho Esgueira para disputar a 2ª jornada do campeonato distrital. Ambas as equipas estavam motivadas e vinham de uma vitória na primeira jornada. O jogo iniciou-se com alguma superioridade nossa que, fruto de uma boa defesa, conseguiu parar as armas do adversário. Esta superioridade não se reflectia no marcador, pois os nossos jogadores, já que não estávamos num dia inspirado no aspecto da concretização. A primeira parte chegou ao fim com o GDG Basquetebol a alcançar uma vantagem de quinze pontos, reflexo de alguma superioridade da nossa equipa defensivamente e na luta das tabelas. A segunda parte iniciou-se com a equipa mais concentrada e a conseguirmos ganhar uma vantagem superior a vinte pontos. Quando se esperava que fossemos aumentar a vantagem desleixámo-nos, deixámos de defender e o Esgueira no quarto período mostrou-se superior, com uma atitude muito melhor que a nossa. O jogo terminou com uma vitória nossa por 16. Este jogo serve de lição, pois temos que manter a mesma atitude do princípio ao fim do jogo e perante todos os adversários. Uma palavra de agradecimento aos muitos pais e amigos que nos acompanharam nesta deslocação.»

Listar >

Publicidade