Notícias > Basquetebol

2014-09-16

Atleta do GDG Basquetebol - Marta Lino - integra CAR Jamor

Listar >

Depois da atleta Joana Soeiro, o GDG Basquetebol vê mais uma atleta sua, Marta Lino (Sub16 femininos) ser convidada para integrar o Centro de Alto Rendimento do Jamor, onde já se encontra desde esta segunda-feira (15 de setembro).

A funcionar na modalidade desde de 1999/2000 o Centro Nacional de Alto Rendimento do Jamor tem como objectivo a formação de jogadores de alto rendimento. Deste modo, o GDG Basquetebol tem um enorme orgulho e uma esperança acrescida para o futuro pela escolha da sua atleta Marta Lino para integrar o lote das jogadoras de selecção do basquetebol nacional.
Recorde-se que a Marta Lino, agora no escalão de Sub16 femininas, foi, na época passada, campeã distrital de Sub14 femininas e terceira classificada na fase final nacional.
A atleta irá integrar ainda a equipa do CAR Jamor Sub 16 femininos que competirá na zona de Lisboa (às quartas-feiras) mas irá manter o seu vínculo à equipa Sub 16 feminina do GDG Basquetebol, integrando a competição distrital, junto com as suas colegas, aos fins-de-semana.

O GDG Basquetebol quis saber qual o “estado de espírito” da sua atleta Marta Lino nesta sua nova etapa pessoal e desportiva.

Marta, a época 2013-2014 para as Sub14 femininas, onde estiveste envolvida, foi marcada por significativos sucessos desportivos. Como é que descreves essa experiência?
(Marta Lino) Para mim foi a época mais memorável de sempre. Foi o reconhecimento do trabalho feito durante uma época que, mesmo com tantas lesões em vários elementos da equipa, sempre com a motivação do André Janicas em não nos deixar desistir, conseguimos ganhar o campeonato distrital e alcançar o 3º lugar no Nacional. “Juntas seremos mais fortes”. Só tenho agradecer à equipa e ao André Janicas por nos ter feito acreditar que para conseguir temos que trabalhar e querer muito.

Por falar em “trabalhar muito”, recentemente tiveste a experiência de um estágio pré-época. Que balanço fazes dessa experiência?
(Marta Lino) Para mim foi espectacular por vários motivos: o convívio, os treinos que foram diferentes e as actividades que nos foram propostas que nos motivaram ainda mais. Foi uma semana única em que me diverti imenso.

Aos 14 anos vês-te premiada com a presença no Centro de Estágio de Alto Rendimento (CAR Jamor), aliás algo que aconteceu recentemente com uma outra atleta do GDG Basquetebol, a Joana Soeiro.
(Marta Lino) Esta noticia foi uma enorme surpresa não estava a contar ser seleccionada, foi uma grande felicidade pois é uma oportunidade única. Ser treinada pela treinadora da selecção nacional, com atletas de “outro nível”, é uma mais-valia na minha aprendizagem como atleta e como pessoa. O que mais me assusta é ter dificuldade em me adaptar na escola.

E para além da questão, importantíssima, da escola…
(Marta Lino) Espero que esta oportunidade me faça crescer não só como pessoa mas também como atleta, e espero que o André Janicas esteja sempre disponível para me ajudar quer como treinador mas também como um amigo de quem gosto muito.

Vais para a zona de Lisboa mas não abandonas a tua equipa Sub16 feminina do GDG Basquetebol. O que esperas deste teu novo grupo?
(Marta Lino) Espero que consigamos trabalhar em equipa, todas com o mesmo objectivo, pois só assim é possível alcançar os objectivos pretendidos e que seja outra época memorável.

Listar >

Publicidade